Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

Por: Observatório do Mercado de Trabalho

Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil assinala-se a 12 de junho, tendo sido instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2002.

Este dia procura promover a consciencialização sobre as questões relacionadas com o trabalho infantil, assim como desenvolver ações e esforços para eliminá-lo, em contexto internacional.

O tema deste ano é “Justiça Social para todos. Fim do trabalho infantil”. Segundo o diretor-Geral da OIT, Gilbert F. Houngbo, “o trabalho infantil raramente acontece porque os pais são maus ou porque não se preocupam. Em regra geral, é a consequência da ausência de justiça social.”

Na sua declaração, Gilbert F. Houngbo, realça que “o antídoto contra o trabalho infantil provocado pela pobreza é a existência de trabalho digno para as pessoas adultas, para que possam sustentar as suas famílias e mandar os seus filhos e filhas para a escola, e não para o trabalho.”

O diretor-geral da OIT refere ainda que “temos de intensificar a nossa luta contra o trabalho infantil, apoiando uma maior justiça social. Se o fizermos, o fim do trabalho infantil não é apenas possível. É alcançável.”

A ACT tem participado e contribuído ativamente para o combate ao trabalho infantil no plano internacional, quer em colaboração com a OIT, quer no seio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), e na rede Ibero-Americana​ para as inspeções do trabalho.

Combater o recurso ao trabalho infantil é um dever de todos.

Veja aqui​ a declaração do diretor-geral da OIT.​

ACT - Portugal