Observatório do Mercado de Trabalho inicia atelier sobre antecipação de necessidades e competências no sector turístico

Observatório do Mercado de Trabalho inicia atelier sobre antecipação de necessidades e competências no sector turístico

IINFORPRESS
27 de outubro de 2023

Cidade da Praia, 17 Out (Inforpress) – A coordenadora do Observatório do Mercado de Trabalho, Alice Varela, avançou hoje que o atelier, que reúne especialistas do sector turístico de Cabo Verde, tenciona discutir e aplicar as metodologias do SENAI-Brasília para projectar o futuro na profissão.

Conforme explicou, o atelier sobre “Antecipação de Necessidades de Competências” promovido, na Cidade da Praia, pelo Observatório do Mercado de Trabalho em parceria com SENAI-Brasília, pretende, sobretudo, fazer o diagnóstico do ajustamento de competências, de que a área carece, e responder a questões sobre “que novas profissões poderão surgir e como as competências precisam ser alteradas”.

“Nós temos as instituições que formam, mas ainda há a necessidade de, realmente, podermos antecipar e ter esta visão prospectiva das mudanças tecnologias que acontecem no mercado. As mudanças tecnológicas e organizacionais impactam directamente nos sectores e o turismo não é uma excepção” ressaltou.

O representante do SENAI-Brasília, Marcelo José Pinho, salientou que, em Cabo Verde, embora os agentes estejam focados no turismo natural, ou seja, sol e praia, o sector possibilita oferecer novos produtos com valor agregado e é neste aspecto, explicou, que este encontro pretende trabalhar e surgir novas acções.

O método de antecipação de competências busca, diante do futuro contexto tecnológico e organizacional, novas estruturas que impactam nas ocupações dos agentes turísticos, traçando um perfil resiliente capaz de passar por todo o processo de evolução que o sector poderá sofrer ao longo de cinco ou dez anos.

“O que muda em termos de perfil profissional de algumas ocupações que actuam no mercado hoje é que novos profissionais das empresas do sector do turismo de Cabo Verde poderão demandar. Esse modelo tem esta premissa, se as empresas se modernizarem elas vão demandar um novo trabalhador, e este precisará desenvolver novas habilidades, conhecimentos e aptidões” apontou, pedindo às instituições que comecem logo a preparação para o futuro.

O modelo prospectivo do SENAI-Brasília é reconhecido pela Organização Internacional do Trabalho e Cabo Verde será o primeiro país africano a receber a assistência técnica na transferência deste modelo de prospectiva, que permite identificar novas competências e novas profissões.

I

INFORPRESS

Compartilhe este artigo