No passado dia 22 de junho pelas 15H, recebemos nas nossas instalações a equipa do Centro de Empregabilidade Francófono (CEF PRAIA), constituída por Prof. Inácio Vera-Cruz na qualidade do Coordenador do CEF Praia e a Profª Sandra Lima, enquanto responsável pelos eventos, formações, comunicação do CEF Praia. Da equipa do Observatório do Mercado de Trabalho, estiveram representados pela Dra. Alice Varela, Coordenadora da Unidade Técnica, juntamente com todos os demais membros da equipa.
O Centro de Empregabilidade Francófono, enquanto resultado de parceria institucional entre a Universidade de Cabo Verde e a Agência Universitária da Francófona, foi inaugurado a 12 de abril do corrente ano, durante a 2.ª edição da Conferência Inter-regional Pan-africana da AUF: África Científica e Plurilingue, organizada pela Agência Universitária da Francofonia (AUF) em parceria com o Ministério da Educação de Cabo Verde, e a Universidade de Cabo Verde, com a missão de contribuir para melhoria dos níveis de empregabilidade dos estudantes e diplomados do Ensino Superior. Atualmente estabelecidos em mais de 119 País (dos quais em vários países da África Central e Oeste).
De recordar que o Observatório do Mercado de Trabalho cuja missão primordial écontribuir para o desenvolvimento das políticas de emprego e formação, através de diagnósticos, análises, estudos e avaliações que acompanham a dinâmica do mercado de trabalho.Umas das atribuições do Observatório é realizar estudos e avaliações sobre as políticas públicas de emprego, formação e outras direcionadas/cingidas para o Emprego e empregabilidade.
Assim, reconhecendo a complementaridade das missões e dos fins, as duas partes entenderam ser relevante promover uma aproximação com vista a estabelecer um quadro de parceria e colaboração técnica, na troca de experiências de dados, bem como o desenvolvimento de atividades conjuntas para promover a empregabilidade e o emprego dos Universitários em Cabo Verde. Dessa forma, busca-se contribuir para uma maior qualificação e adaptação dos diplomados às exigências do mercado, alémde reforçar as condições para a promoção do trabalho digno.
Neste encontro tivemos a oportunidade de discutir vários aspetos relacionados com o mercado de trabalho, empregabilidade, os desafios atuais e a necessidade de se adotar novas abordagens de antecipação das necessidades como forma de aumentar os níveis de empregabilidade dos diplomados do Ensino Superior.
As partes, cientes da responsabilidade e da importância das suas respetivas missões, manifestaram mutuamente o interesse em estabelecer um protocolo de cooperação e da criação de uma agenda e plano de trabalho conjunto com os benefícios mútuos de ambas partes.